Voltar Página Principal
Search
You must be logged in and have permission to create or edit a blog.

ESCLARECIMENTO DO GABINETE EM RELAÇÃO A UMA NOTA PUBLICADA NO JORNAL "DIÁRIO DOS AÇORES"

nov 5

Written by:
5 de novembro de 2019  RssIcon

 

GABINETE DO REPRESENTANTE DA REPÚBLICA

PARA A REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SOLAR DA MADRE DE DEUS

ANGRA DO HEROÍSMO

 

 

No jornal “Diário dos Açores” do passado dia 20 de outubro, foi publicada na Seção “POIS ALEVÁ”, a seguinte nota:

Palácio do Representante de Belém

Custa uma pipa de massa a manutenção e, ao que consta, quando Sua Excelência vem a esta ilha instala-se nos hotéis…. Mais valia vendê-lo a alguém discreto e com o dinheiro da venda custear a estadia hoteleira. Ficavam todos satisfeitos e poupava-se a tal pipa de massa. Ah! Centeno, estás a dormitar na forma…”

O Gabinete do Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, entendeu por bem solicitar a publicação de um esclarecimento, que veio a ser publicado na mesma Seção” POIS ALEVÁ” do referido jornal “Diário dos Açores”, no dia 27 de outubro, com o seguinte teor:

“O Convento de Belém é uma residência oficial do Representante da República, que a utiliza quando se desloca a São Miguel, nunca se tendo instalado em qualquer hotel nas suas deslocações àquela ilha, como se afirma na nota em causa.

As despesas com a manutenção da referida residência oficial, que não é nenhum palácio, como é afirmado, são relativamente reduzidas e visam fundamentalmente à conservação do edifício e espaço circundante, mantendo a sua dignidade e funcionalidade.

Note-se que o Convento de Belém é um edifício classificado de interesse público regional e a sua manutenção, responsabilidade do Estado, é um serviço público.

Quanto à limpeza e apoio aos utilizadores da residência existe apenas uma única funcionária para o efeito, o que se crê ser um bom exemplo de contenção de despesas.

O Convento de Belém é utilizado para funções oficiais de interesse público. A título de exemplo cite-se a reunião no próximo mês de novembro dos Juízes presidentes das 23 comarcas do país. Também a título de exemplo, ali ficou instalado Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde e esposa, quando visitaram os Açores. Embora sendo uma visita de carácter privado, havia um interesse público na mesma. Ali ficou igualmente instalado o General Ramalho Eanes, antigo Presidente da República, e esposa.

A residência tem servido também para receções oficiais, não só em representação de Sua Excelência o Presidente da República, com a participação do Presidente do Governo Regional e outras individualidades regionais, mas também em honra de diversas entidades, das quais se destaca o Núncio Apostólico e os membros da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém.

O Representante da República recebe ali, também, em audiências oficiais, a visita de numerosa entidades e delegações”.

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Notícias
Notícias
  
Notícias
  
You must be logged in and have permission to create or edit a blog.